Muito em "moda" hoje em dia a atividade do cicloturismo anda em alta , empresas disfarçadas de entusiastas crescem em São Paulo e em outros Estados do Brasil , algumas das mais competentes e confiaveis no segmento posso citar por experiencia propria :
já algumas que NÃO tive o prazer de participar porem parecem de muita competência nos eventos que organizam;
O que mais me "irrita" , isso é apenas uma forma de dizer , é que tais empresas travestem-se de entusiastas como formas de angariar , "clientes" ... não que isso seja ERRADO , NÃO , no meu ponto de vista a "prestação de serviços" deveria ser ESCANCARADA , afinal todas elas "cobram" taxas para participação , algumas possuem suporte para transporte de bike, apoio medico , SEGURO PARA VOCÊ E PARA SUA BIKE .... segurança , ou seja prestam um serviço.
E não me venham dizer que os sócios ou proprietários do negocio são bikers entusiastas por isso agem assim.
É comum nos Estados Unidos e na Europa empresas oferecerem o serviço de passeio , cicloturismo de bikes , inclusive oferecendo a própria bike a titulo de aluguel .... uma das poucas que fazem isso aqui e a CAB que prestigia a marca
Empresas que organizam eventos em outros tipos de esportes como NATAÇÃO , CORRIDA DE RUA também meio que estão escancarando o negocio , posso citar uma das melhores a VO2 - ATIVO que também organiza eventos chamados de passeio ciclístico os mais famosos talvez sejam o NIGHT RIDERS e o circuito PEDALAR.
Muitos desses passeio trazem em seu bojo a possibilidade de "adquirir" .. melhor seria dizer "comprar" a bike do evento , a NIGHT RIDER desse ano 2015 oferece a você uma bike "urbana" porem NÃO FALA A MARCA , A CONFIGURAÇÃO , da bike deixando assim o "comprador" a mercê da SORTE ....
Alguns são mais cristalinos como o CAB no evento chamado MOBILITY DAY ou mais conhecido como dia da mobilidade urbana você pode "adquirir" o kit composto de uma bike dobravel , eles divulgam a marca a configuração o material e o preço , coisa que a NIGHT RIDERS deveria OBRIGATORIAMENTE FAZER ...
Eventos como o WORLD BIKE TOUR tiveram sua falência decretada pois era um evento COMPLETAMENTE DESORGANIZADO , as BIKES beiravam a péssima qualidade , eram entregues com varios defeitos , desmontadas e prejudicavam a quem "adquiria" e ao passeio em si !
Não foi a toa que a Prefeitura de São Paulo resolveu "acabar" com o fiasco
Devemos lembrar também do PEDALAR , passeio ciclistico realizado nas principais cidades do Brasil , promovido ou patrocinado pelo Banco do Brasil e pela CALOI , evento este também organizado pela ATIVO - VO2 não existe ainda no site informações sobre a realização do evento em 2015
Convém lembrar que a ativo - vo2 são empresas serias e que tentam na balburdia desse Pais fazer os esportes amadores, melhor seria dizer A PRATICA DO ESPORTE crescer , só peço mais "clareza" nas intenções e respeito ao cliente que na maioria das vezes NÃO É ATLETA , é apenas praticante e entusiasta e não consegue discernir um equipamento profissional de um para passeio .
Sambem gostaria de lembrar que tanto no PEDALAR , no passeio do CAB quanto no NIGHT BIKERS as bicicletas são entregues ANTES do evento o que facilita fazer uma revisão e mesmo perceber os defeitos .. se é que teriam e pedir a troca ou conserto.
No WORLD BIKE TOUR a bike era entregue no evento ficando aquela confusão e desorganização louca na escolha da que menos tivesse defeito, ficando uma entulhada de bikes e peças defeituosas pelo caminho !
Eis algumas das bikes oferecidas esse ano ou no ultimo evento realizado.
CAB
NIGHT RIDERS
PEDALAR - KIT DO EVENTO DE 2014
Não sei se podemos chamar Passeios ciclisticos de CICLOTURISMO porem certo é que devemos mudar nosso conceito e pensar que pedalar , SEM COMPETIR , sem obrigação de tempo para chegar é o conceito MAXIMO do cicloturismo , o objetivo deste post é apenas acenar para que os organizadores dos eventos esporadicos , anuais, semanais ou mensais tratem os participantes com respeito oferecendo equipamentos com qualidade e condições de segurança e assistencia ao usuários.
Abraços e boas pedaladas
Nenhum comentário:
Postar um comentário